domingo, 15 de setembro de 2013

Questões e Reflexões

Durante a visitação, as seguintes reflexões foram feitas acerca de algumas questões propostas.

Dos itens disponíveis no acervo quais vocês julgam que poderiam ser utilizados em aulas de Ciências no Ensino Fundamental e de Química, Física, Biologia e Matemática no Ensino Médio? Justifique.
Todos os itens presentes no acervo do museu são possíveis serem usados em estudos de biologia, em especial estudo de animais marinhos e tipos ecossistemas.

Observou alguma deficiência? Em que aspecto? Como poderia ser melhorado?
Poderia se colocar monitores disponíveis para esclarecimentos de duvidas dos visitantes em cada ala do museu.

O ambiente é do tipo contemplativo ou interativo? Se interativo o que prevalece?
Pode-se dizer que é mais contemplativo do que interativo, levando em consideração que a única ala mais interativa do museu é a Ala Lúdica Petrobras.

O acervo apresenta características interdisciplinares? Como detecta isso? Como o utilizaria como professor de sua área de formação?
O museu não apresenta características interdisciplinares.

O museu visitado tem caráter mais lúdico ou formal?
O museu tem caráter formal, porém dependendo de como é realizado a visitação, pode tomar um pequeno caráter lúdico.

Considera que a visita foi satisfatória? O que poderia ter sido melhorado?
A visita foi satisfatório pelo de nunca ter tido o interesse em visitar esse tipo de museu considerando previamente que era de conteúdo chato, porém seguindo-se o roteiro, foi possível observar a grandeza de cultura que esse museu pode proporcionar.

Se fosse programar uma visita desse espaço com seus alunos como faria considerado sua experiência após a visita a esse ambiente?
Os alunos teriam que ter um conhecimento prévio de assuntos que podem ser vistos no museu, para melhor aproveitamento da visita.

Qual tempo ideal de visitação desse espaço considerando uma atividade pedagógica?
Pensando como uma atividade pedagógica, acredito que o tempo ideal de visitação seja de duas horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário