• Dos itens disponíveis no acervo quais
vocês julgam que poderiam ser utilizados em aulas de Ciências no Ensino
Fundamental e de Química, Física, Biologia e Matemática no Ensino Médio?
Justifique.
Todos os
itens presentes no acervo do museu são possíveis serem usados em estudos de
biologia, em especial estudo de animais marinhos e tipos ecossistemas.
• Observou alguma deficiência? Em que
aspecto? Como poderia ser melhorado?
Poderia se
colocar monitores disponíveis para esclarecimentos de duvidas dos visitantes em
cada ala do museu.
• O ambiente é do tipo contemplativo ou
interativo? Se interativo o que prevalece?
Pode-se
dizer que é mais contemplativo do que interativo, levando em consideração que a
única ala mais interativa do museu é a Ala Lúdica Petrobras.
• O acervo apresenta características
interdisciplinares? Como detecta isso? Como o utilizaria como professor de sua
área de formação?
O museu não
apresenta características interdisciplinares.
• O museu visitado tem caráter mais lúdico
ou formal?
O museu tem
caráter formal, porém dependendo de como é realizado a visitação, pode tomar um
pequeno caráter lúdico.
• Considera que a visita foi satisfatória?
O que poderia ter sido melhorado?
A visita foi
satisfatório pelo de nunca ter tido o interesse em visitar esse tipo de museu
considerando previamente que era de conteúdo chato, porém seguindo-se o
roteiro, foi possível observar a grandeza de cultura que esse museu pode
proporcionar.
• Se fosse programar uma visita desse
espaço com seus alunos como faria considerado sua experiência após a visita a
esse ambiente?
Os alunos
teriam que ter um conhecimento prévio de assuntos que podem ser vistos no
museu, para melhor aproveitamento da visita.
• Qual tempo ideal de visitação desse
espaço considerando uma atividade pedagógica?
Pensando
como uma atividade pedagógica, acredito que o tempo ideal de visitação seja de
duas horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário